NA SALA INFORMATIZADA DA ESCOLA, COORDENADA PELA AUXILIAR DE ENSINO CRISTIANA GÜNTZEL DA SILVA, FORAM REALIZADOS PROJETOS COM TODAS AS TURMAS.
CONFIRA:
PROJETO
ALFABETIZAÇÃO: BRINCANDO DE LER E ESCREVER COM O COMPUTADOR.
Objetivo Geral:
Proporcionar
aos alunos do 1º ano a descoberta do
ambiente e ferramenta digital para a leitura e escrita de forma lúdica.
Objetivos Específicos:
- Conhecer o Ambiente de Tecnologia digital e suas regras
- Perceber os equipamentos que necessitam para ligar e funcionar um computador
- Conhecer sites que ajudam a aprender a ler e escrever
- Jogar e brincar com jogos digitais sobre alfabetização
Atividades Realizadas: (março
e abril)
- Os alunos puderam conhecer o Ambiente, os computadores e como utilizá-los
- Aprenderam a ligar o computador e desligar
- Conheceram o programa da série educacional Linux Gcompris
- Fizeram atividades de associação objeto – palavra
- Realizaram atividades de forca
- jogos educativos online
Atividades realizadas:
(maio)
- Jogos online: quebra cabeça com palavras e figuras, associação de figuras e letras, figura e nome, memória de figuras e seus nomes e tangram.
SITES DOS JOGOS:
drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/
inf.unisul.br/~lpu/inclusaodigital/alfabetizacao/
www.jogosonlinegratis.org
www.portalsaofrancisco.com.br/.../jogos...alfabetizacao/index.php
PROJETO PESQUISA –
O que é e como fazer???
Objetivo Geral:
Iniciar as turmas de 2º 3º e 4º ano na ação de pesquisa
digital através dos temas estudados em sala.
Objetivos específicos:
- motivar os alunos a pesquisa, compreendendo como se faz e o que é;
- proporcionar o conhecimento sobre pesquisa junto a conteúdos estudados no primeiro trimestre;
- conhecer o site do Google e sua utilização;
- saber como filtrar informações;
- perceber a importância das fontes em um trabalho de pesquisa
- Elaborar uma síntese das informações coletadas;
Atividades Realizadas (março e abril)
A
partir do tema trabalhado pela professora de cada turma (2ºano – lixo/ 3ºano
histórias em quadrinhos/ 4ºano sítios arqueológicos) os alunos foram ao
Ambiente de Tecnologia Educacional da escola para conversarem sobre o que é uma
pesquisa, como fazemos, e como pesquisar na Internet.
Em
seguida, conhecemos o site Google, suas ferramentas, e regras de pesquisa
digital (códigos e símbolos para a filtragem das informações).
Conheceram
sites sobre cada tema trabalhado, observaram imagens, discutiram conceitos e
copiaram no caderno o conceito mais apropriado para nosso estudo. A partir
disso, perceberam que existiam palavras novas e que estas também deveriam ser
pesquisadas para melhor compreensão.
Foi
realizada uma discussão sobre o conceito de cada tema trabalhado e a partir
disso foi criado um conceito próprio e passado para o caderno.
Atividades Realizadas (maio)
Elaboração
de trabalho em duplas (cada um de um grupo) onde numa página escreverão o
conceito do tema e colocarão fotos e imagens. Esta atividade será realizada no
BrOffice, desta forma conheceremos a ferramenta de edição de texto.
Exposição
dos trabalhos para a comunidade escolar.
Discussão
como será divulgado no blog o trabalho realizado.
http://atividades.paracriancas.com.br/
CONTINUE ACESSANDO NOSSO BLOG !!!
Um comentário:
Que coisa boa ver que os alunos dessa Escola estão todos utilizando a sala informatizada e a brinquedoteca de forma tão integrada com os trabalhos desenvolvidos na sala de aula!!!
Dá para perceber que vocês tem a preocupação que os alunos aprendam a usar o computador e a buscar e trabalhar com as informações de forma simultânea, integrada, tornando assim a aprendizagem bem significativa!!!
Parabéns e sucesso na caminhada!!!
Postar um comentário