segunda-feira, 31 de maio de 2010

ATIVIDADES SALA INFORMATIZADA

NA SALA INFORMATIZADA DA ESCOLA, COORDENADA PELA AUXILIAR DE ENSINO CRISTIANA GÜNTZEL DA SILVA, FORAM REALIZADOS PROJETOS COM TODAS AS TURMAS.

CONFIRA:

PROJETO ALFABETIZAÇÃO: BRINCANDO DE LER E ESCREVER COM O COMPUTADOR.

Objetivo Geral:

            Proporcionar aos  alunos do 1º ano a descoberta do ambiente e ferramenta digital para a leitura e escrita de forma lúdica.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer o Ambiente de Tecnologia digital e suas regras
  • Perceber os equipamentos que necessitam para ligar e funcionar um computador
  • Conhecer sites que ajudam a aprender a ler e escrever
  • Jogar e brincar com jogos digitais sobre alfabetização

Atividades Realizadas: (março e abril)

  • Os alunos puderam conhecer o Ambiente, os computadores e como utilizá-los
  • Aprenderam a ligar o computador e desligar
  • Conheceram o programa da série educacional Linux Gcompris
  • Fizeram atividades de associação objeto – palavra
  • Realizaram atividades de forca
  • jogos educativos online

Atividades  realizadas: (maio)
  • Jogos online: quebra cabeça  com palavras e figuras, associação de figuras e letras, figura e nome, memória de figuras e seus nomes e tangram. 

SITES DOS JOGOS:

drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/
inf.unisul.br/~lpu/inclusaodigital/alfabetizacao/
www.jogosonlinegratis.org
www.portalsaofrancisco.com.br/.../jogos...alfabetizacao/index.php   


PROJETO PESQUISA – O que é e como fazer???

Objetivo Geral:

Iniciar as turmas de 2º 3º e 4º ano na ação de pesquisa digital através dos temas estudados em sala.

Objetivos específicos:
  • motivar os alunos a pesquisa, compreendendo como se faz e o que é;
  • proporcionar o conhecimento sobre pesquisa junto a conteúdos estudados no primeiro trimestre;
  • conhecer o site do Google e sua utilização;
  • saber como filtrar informações;
  • perceber a importância das fontes em um trabalho de pesquisa
  • Elaborar uma síntese das informações coletadas;


Atividades Realizadas (março e abril)

            A partir do tema trabalhado pela professora de cada turma (2ºano – lixo/ 3ºano histórias em quadrinhos/ 4ºano sítios arqueológicos) os alunos foram ao Ambiente de Tecnologia Educacional da escola para conversarem sobre o que é uma pesquisa, como fazemos, e como pesquisar na Internet.
            Em seguida, conhecemos o site Google, suas ferramentas, e regras de pesquisa digital (códigos e símbolos para a filtragem das informações).
            Conheceram sites sobre cada tema trabalhado, observaram imagens, discutiram conceitos e copiaram no caderno o conceito mais apropriado para nosso estudo. A partir disso, perceberam que existiam palavras novas e que estas também deveriam ser pesquisadas para melhor compreensão.
            Foi realizada uma discussão sobre o conceito de cada tema trabalhado e a partir disso foi criado um conceito próprio e passado para o caderno.

Atividades Realizadas (maio)

            Elaboração de trabalho em duplas (cada um de um grupo) onde numa página escreverão o conceito do tema e colocarão fotos e imagens. Esta atividade será realizada no BrOffice, desta forma conheceremos a ferramenta de edição de texto.
            Exposição dos trabalhos para a comunidade escolar.
            Discussão como será divulgado no blog o trabalho realizado.

 http://atividades.paracriancas.com.br/

CONTINUE ACESSANDO NOSSO BLOG !!!
 

 

Um comentário:

Stela disse...

Que coisa boa ver que os alunos dessa Escola estão todos utilizando a sala informatizada e a brinquedoteca de forma tão integrada com os trabalhos desenvolvidos na sala de aula!!!
Dá para perceber que vocês tem a preocupação que os alunos aprendam a usar o computador e a buscar e trabalhar com as informações de forma simultânea, integrada, tornando assim a aprendizagem bem significativa!!!
Parabéns e sucesso na caminhada!!!